Perguntas e Respostas

  1. O linuxacessivel.org ou seus membros participam de outros projetos?

    Não! O projeto linuxacessivel.org e ou seus membros (Fabiano Garcia Fonseca, Zandre Bran, Ayrton Araújo, Mário Benitez e Luciano de Souza) não participam direta ou indiretamente de nenhum outro projeto voltado para deficientes visuais. Ler sobre a estruturação da equipe do linuxacessivel.org.

  2. Objetivo específico do linuxacessivel.org?

    Desenvolver, pesquisar e aprimorar tecnologias sobre acessibilidade e usabilidade no software livre.

  3. Porque usar e apoiar?

    Porque o linuxacessivel.org é software livre, possui acessibilidade e usabilidade; e é gratuito. Uma dissertação sobre estes três argumentos pode ser lido aqui.

  4. Qual a história do projeto linuxacessivel.org?

    Para ler um resumo de como teve inicio o projeto na página história.

  5. Como posso fazer uma doação?

    Para ler o texto sobre o porque precisamos de ajuda financeira e como fazer uma doação ao projeto linuxacessivel.org acesse a página doação.

  6. Porque não existe uma lista de suporte e IRC para cada idioma?

    Porque o projeto linuxacessivel.org acredita na integração de pessoas e suas diferenças em uma comunidade.

  7. O que é Linux?

    GNU/Linux é um sistema operacional de computadores que possui seu código aberto. Isto que dizer que qualquer um pode estudar, modificar, executar e distribuir sem qualquer restrição; desde que continue código aberto.

    Mais sobre GNU/Linux pode ser lido em:

  8. O que é Ubuntu?

    O Ubuntu surgiu em 2004 e é atualmente, segundo o Distrowatch, a distribuição Linux mais utilizado nos desktops. É uma distribuição mantida pela comunidade e pela empresa inglesa Canonical. É uma distribuição baseada no sistema de pacotes da Debian (APT) e é distribuída pelo formato Live CD. A cada seis meses é lançada uma nova versão com suporte de atualizações e correções por 18 meses. Existe uma versão do Ubuntu chamada LTS (long term support) que oferece suporte de atualizações e correções para desktops por 3 anos. As versões LTS são lançadas a cada 2 anos.

    Mais sobre o Ubuntu em ubuntu-br.org

  9. Porque o Ubuntu?

    Porque foi a primeira distribuição a incorporar uma opção de acessibilidade logo na primeira tela de carregamento e instalação de um LiveCD.

    Mais sobre distribuições GNU/Linux aqui.

  10. Estou iniciando no GNU/Linux, por onde posso começar?

  11. Qual a versão atual e calendário de lançamento do linuxacessivel.org?

    A versão atual é chamada linuxacessivel.org 2.0. Leia mais na página calendário.

  12. E o linuxacessivel.org em um pen drive?

    Para instalar o Live CD do linuxacessivel.org em um pen drive e usá-lo em qualquer computador com inicialização pelo USB basta gravar a ISO no pen utilizando o software oficial do Ubuntu (Criador de disco de inicialização – usb-creator-gtk) presente na imagem do linuxacessivel.org.

    Outra forma de utilização e fazer a instalação direto no pen drive, para isto proceda normalmente e na parte onde seleciona o local de instalação aponte para o pen drive. A vantagem aqui é para computadores compartilhados; porque desta forma nada do HD é alterado e pode-se usar o linuxacessivel.org normalmente no pen como se estivesse instalado no HD.

    Mas recomendamos que ao invés de usar pen drive utilize cartão USB Stick, aqueles cartões de memória de máquinas fotográficas. São mais rápidos e possuem uma durabilidade maior que os pens para este caso.