Criando atalhos para programas no menu Aplicativos

por: Luciano de Souza

Quando iniciamos o linuxacessivel.org, encontramos uma porção de programas no menu aplicativos. Para acessá-los, bastará pressionar alt+f1. O orca falará: “menu de canto superior expandido: aplicativos”. Se subirmos ou descermos com as setas, encontraremos as diversas categorias de programas que estão a nossa disposição. Podemos encontrar, por exemplo, a categoria “Assessórios”, dentro do qual encontra-se o editor de textos Gedit.

Então, já sabemos onde encontrar os programas de que necessitamos para operar o nosso linuxacessivel.org. Mas será que todos os programas lá se encontram? Em geral, quando instalamos um novo programa, um atalho é automaticamente colocado dentro da categoria a que se refere. No entanto, isto nem sempre acontece. Alguns programas, depois de instalados, apenas são iniciados por meio do terminal e, nestes casos, para nossa comodidade, devemos aprender como criar atalhos no menu Aplicativos.

Vejamos um exemplo. Em outro artigo, o Tiago ensinou-nos como instalar o Dosvox dentro do Wine. Depois de instalado, se desejássemos iniciar o Dosvox, deveríamos digitar o seguinte comando em uma janela do terminal:

wine "c:\\winvox\\dosvox.exe"

Bom, isso não é lá muito conveniente. Melhor mesmo é que tivéssemos um atalho no menu aplicativos, na categoria “Acessibilidade”, a mesma em que se encontra o Orca.

Então, façamos assim. Pressione alt+f1 para entrar no menu Aplicativos. Atenção, não pressione nenhuma seta para que não fique selecionado nenhuma categoria em especial. Em seguida, pressione a tecla do menu de contexto, aquela que fica ao lado do control da direita. Com as setas, selecione “editar menus”.

Na janela que se abre, você estará posicionado em uma lista das categorias de programas que existem. Com as setas, selecione a categoria “Acessibilidade”. Se desejássemos outra categoria, bastaria pressionar o botão “novo menu”, existente na mesma tela.

Bom, mas não é isso o que queremos. Desejamos criar um novo item para o menu Acessibilidade e não uma nova categoria. Então, tendo deixado selecionada o “Acessibilidade” na lista, com dois tabs, alcançamos “novo item”. Escolha esta opção.

O Orca falará “Criar lançador”. Lançador? Bom, se você vem do mundo Windows, provavelmente utilizaria a nomenclatura “atalho”. Novo sistema, novo vocabulário.

O cursor estará posicionado em “Nome”. Digite aí o nome do programa. Digitei simplesmente Dosvox. Pressione tab para encontrar a caixa de texto “Comando”. Aqui você digitará o mesmo comando que utilizaria para chamar o Dosvox por meio do terminal, ou seja:

wine "c:\\winvox\\dosvox.exe"

Haverá ainda uma caixa de texto para que digite um comentário, mas você pode ir diretamente para “OK”. Tendo voltado para a tela anterior, bastará escolher “fechar”.

Pronto, o lançador do Dosvox está criado e, para constatá-lo, pode ir ao menu Aplicativos, categoria Acessibilidade e, dentro dela, além do Orca, encontrará também o dosvox.

É claro que você poderia adicionar um atalho de teclado, ao invés de criar um lançador no menu, mas isso já é tema para outro artigo.